MASSA
½ chávena de manteiga
1 chávena de leite
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
4 ovos
1 colher de (chá) fermento
300 g de massa folhada
Canela e pepitas de chocolate
RECHEIO E COBERTURA
( creme de pasteleiro )
0,5 l de leite
1 casca de limão
100 g de açúcar
4 gemas
50 g de farinha
Bata os ovos com o açúcar adicionando a manteiga logo que estejam bem ligados. Incorpore o leite e, em seguida, a farinha e o fermento. Bata a massa até fazer bolhas. Deite a massa dentro de um forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno (180º C) a cozer durante 40 minutos.
Desenforme o bolo e deixe arrefecer.
Corte o bolo ao meio no sentido horizontal.
Estenda a massa folhada e corte-a em dois círculos com a mesma medida da forma do bolo. Unte um tabuleiro com manteiga e coza os círculos de massa, a meio do forno, entre 20 a 25 minutos.
Retire e deixe arrefecer.
Leve ao lume o leite com a casca de limão e, quando ferver, retire do lume. Numa tigela, misture o açúcar com as gemas até obter uma mistura clara. Junte-lhe a farinha e mexa bem. Adicione o leite coado e continue a mexer. Leve um tacho ao lume com esta mistura, mexendo até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Barre a massa folhada com o creme e polvilhe com canela. Barre também as duas metades do bolo com creme e polvilhe com canela. Coloque no meio do bolo um círculo de massa folhada e volte a ligar as duas metades. No topo do bolo coloque o outro círculo e cubra o bolo com o creme. Decore com pepitas de chocolate e canela. Leve ao frigorífico.
Nota: comi este bolo que a minha prima fez, ainda não o fiz, mas vai passar a fazer parte do top +
. Bom 2015