O limão siciliano, presta-se à confecção de várias iguarias, como o delicioso LIMONCELLO, que a receita se encontra já neste blog e, o qual já fiz por diversas vezes, dado o sucesso que faz. Nestas noites quentes de verão, servido fresquinho, é uma verdadeira delícia, encerra na perfeição os jantares relaxantes das nossas sextas-feiras.
Outro aproveitamento que dou aos limões que me vêm parar às mãos, pois os meus limoeiros ainda não produzem, é congelar o sumo em cuvetes, que depois de solidificar acondiciono em sacos plásticos, e são óptimos para limonada, mas também os gasto na sangria, ficando as cascas para o licor ou para chá.
Uma amiga disse que depois de espremido o sumo, colocava a casca na máquina da loiça, entre os pratos e, que assim aromatizava a máquina, ainda não experimentei…
A receita que hoje aqui partilho, foi vista num blog, que infelizmente não me recorto qual, sei que na receita original tinha a pimenta rosa e o cardamono, vou postar como eu fiz!!!
Conserva de limão
Limões sicilianos q.b.
Pimenta rosa q.b.
Sementes de cardamono q.b.
1 Folha de louro sem a nervura central
Orégãos secos q.b.
Azeite de boa qualidade
Lavar e secar os limões e cortar rodelas finas colocar num frasco e ir pondo a pimenta, o cardamono, e os orégãos em redor das rodelas de limão, quase no fim desta operação colocar o louro depois de cheio o frasco preencher o frasco com o azeite de modo a cobrir bem o limão.
Recordo-me de ler no blog, em que vi a receita que não necessitava de conservar-se no frigorifico.
É excelente para temperar saladas e pratos de peixe
. Bom 2015