Após uma longa ausência, eis-me de volta!
Os dias passam a uma velocidade incrível e, já estamos praticamente a meados de Julho, que teoricamente deveria ser Verão com todo o seu esplendor, mas aqui, nesta santa terrinha, hoje e ontem é que foram dias de calor, daquele calor que apetece praia e alimentos frescos, que apetece não fazer nada, de nada só sombra e preguiçar. Contemplar o azul do céu e do mar e o verde das matas, avistar as outras ilhas ao longe desenhado em relevo a linha do horizonte e apreciar os seus contornos irregulares banhados pelos primeiros raios de sol que projectam na sua geografia, uma tranquilidade inigualável, que nos faz sonhar com o tempo dos descobrimentos e, interrogar-nos de como se teriam sentido os descobridores destas ilhas perante tal cenário, terão avistado primeiro a montanha da ilha do Pico, que sobe e se impõe por entre as nuvens parecendo suspenso, como que se se trata-se duma terra encantada que flutua no céu, ou terão tido a visão com que me deparei hoje de manha enquanto bebia a minha chávena de café na janela da cozinha que dá par oeste e vi, S. Jorge a amanhecer e por trás a elevar-se céu acima sem uma única nuvem a ensombrar, a maior montanha de Portugal imponente como só ela, negra de lava recortado o céu azul, banhada pelos dourados raios de sol…
Com os dias ocupados desde manha até à hora de dormir, não tenho tido grandes aventuras para contar. As novidades resumem-se à nossa horta, que com as semanas seguidas de nevoeiro de manha à noite imprimindo um manto pesado sobre os nossos tomateiros, alhos, xicharos e outros fez com que morrem-se os tomateiros, e debilitaram enormemente as restantes culturas, no caso dos alhos, a humidade fez proliferar a bicharada que lhes chamam um manjar, comiam as hastes dos alhos levando a que a cabeça fica-se com bolor, assim optamos por colhe-los antes da maturação completa, as cebolas também foram pequenas e morreram muitos pezinhos. O nosso mentor da agricultura disse par as aproveitar-mos para fazer picles ou como se diz por estes lados curtume.
Bem, mas nem tudo foi mau a pêra melão está com uma boa produção, que o digam os pássaros, que entre estas e as framboesas e os fisalis têm aproveitado a colheita ao máximo, aposto que os filhotes dos melros negros, pardais e outros devem estar bem vitaminados. Sem esquecer os da Miragia que além destas iguarias ainda nos comeram várias papaias.
Ainda assim,conseguimos algumas para nós e para oferecer.
A maior tinha 3,600 Kg
. Bom 2015