Um dos frutos, que nos Açores, anuncia o Outono são os araças. Existem araças vermelhos, amarelos e roxos.
As árvores ficam lindas com as suas pequenas bolinhas (frutinhas), coloridas entre o verde da ramagem.
Na quinta os que temos em maior quantidade são os vermelhos, seguidos pelos amarelos e os roxos só temos um pequeno pé. Todos os dias, ou quase todos colho entre 500gr a 1 quilo, isto nos dias que os pássaros estão com menos apetite, pois são eles os maiores consumidores, não se dão por satisfeitos com os dos ramos superiores, onde não chego, como, ainda me fazem concorrência nos ramos baixos, bicando aqui e ali os frutos maiores e, mais maduros.
Como os vermelhos tem um teor de acidez um pouco superior do que os amarelos, tornando estes últimos mais doces, raros são os que nos chegam, pois os safadinhos dos passaritos devoram-mos ainda bastante verdes. Ainda assim temos consumido ao natural e em "iogurte" de araça, para fazer compota ou geleia ainda não tive quantidade suficiente.
O "iogurte" deste fruto é delicioso.
Aqui fica a receita, da maneira que eu faço, acredito que, outras receitas existiram, mas desde sempre fiz esta e mais simples, creio não existir...
Depois de uma porção de araças bem lavados e escorridos, são cortados em "fatias" finas, vai-se colocando em tacinhas individuais ou num grande de serviço. Depois de todos os frutinhos partidos, salpica-se com açúcar a gosto, cobre-se com leite ( utilizo leite meio gordo), mas não completamente, deixando a última rodelinha de fruta só semi- submersa.Vai ao frigorifico, no mínimo 24h, tempo de se formar o"iogurte" . è deliciosamente cremoso.
Tenho fotos na máquina, para colocar aqui, dos frutos vermelhinos e ainda orvalhados das gotas que se foram de noite, mas hoje deixei-a em casa,vamos a ver logo tenho um tempinho para as colocar aqui
. Bom 2015