Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008
FOTOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA III

A agonia de Omayra
Omayra Sanchez foi uma menina vítima do vulcão Nevado do Ruiz durante a erupção que arrasou o povoado de Armero, Colômbia em 1985.
Omayra ficou três dias jogada sobre o lodo, água e restos de sua própria casa e presa aos corpos dos próprios pais. Quando os paramédicos de parcos recursos tentaram ajudá-la, comprovaram que era impossível, já que para tirá-la precisavam amputar-lhe as pernas, e a falta de um especialista para tal cirurgia resultaria na morte da menina. Omayra mostrou-se forte até o último momento de sua vida, segundo os paramédicos e jornalistas que a
rodeavam.
Durante os três dias, manteve-se pensando somente em voltar ao colégio e a seus exames e a convivência com seus amigos.
O fotógrafo Frank Fournier, fez uma foto de Omayra que deu a volta ao mundo e originou uma controvérsia a respeito da indiferença do Governo Colombiano com respeito às vítimas de catástrofes. A fotografia foi publicada meses após o falecimento da garota.
Muitos vêem nesta imagem de 1985 o começo do que hoje chamamos Globalização, pois sua agonia foi vivenciada em tempo real pelas câmaras de televisão de todo o mundo.
De Raquel a 25 de Janeiro de 2008 às 01:09
Ai São, quanto me custa ver o rosto de esta menina, lembro-me perfeitamente de quando foi este drama vivido por esta pequena colombiana e durante muito tempo nem era capaz de olhar para essa carinha que com tanta calma espera pela morte...
Custa acreditar que não tivesse tido a oportunidade de ser salva, isso me revolta profundamente e é por isso que ontem comentava que em certa forma ás vezes tenho um bocado de comprensão ante as ideias do Ché Guevara, não é justo a vida que muita gente tem que vivir por culpa do egoismo dos poderosos...en fim.
Obrigada pelas suas palavras en relação aos meus conhecimentos, eheheh, o "problema" é da idade Sãozinha, eu viví "en directo" com todas estas pessoas que aparecem nas fotografías, mais nada.
Beijinhos para sí e sua familia. :))
De
saoloira a 25 de Janeiro de 2008 às 17:00
D. Raquel, eu sou tomei conhecimento da morte tráfica desta menina atravé desta foto, fiquei chocada...
Em relação à sua elevada cultura, acredite que não é da idade, tanto mais que é muito nova, mas sim devido à sua formação.
Muitos bjs para todos
De
cerejinha a 26 de Janeiro de 2008 às 14:25
a menina ta na foto com um olhar tao calmo, tranquilo, mas ao msm tempo a pedir ajuda...
=S
De
saoloira a 26 de Janeiro de 2008 às 20:32
Esta foto, foi aquela que mais me impresionou


Comentar post